como-fazer-live-youtube

Como fazer live no YouTube? 7 passos para ser um streamer de sucesso!

Em busca de dicas para entender como fazer live no YouTube? Chegou ao lugar certo! 

As lives do YouTube e demais serviços de streaming estão em franco crescimento no Brasil e no Mundo. 

Não à toa, a expectativa da Grand View Research é que a indústria de streaming ao vivo seja avaliada em US$ 184,3 bilhões até 2027. Pode parecer um número estratosférico, mas faz sentido se levarmos em conta que, apenas entre abril de 2019 e abril de 2020, a indústria de streaming online ao vivo cresceu 99%!

Quer fazer parte desse segmento em ascensão? Então continue a leitura e descubra como fazer live no Youtube em 7 passos: 

  1. Prepare seu cenário
  2. Crie um roteiro para conduzir a apresentação
  3. Faça testes com os equipamentos antes da transmissão
  4. Assegure boa conexão com a internet
  5. Ative seu canal no YouTube
  6. Configure sua transmissão
  7. Ação! 

Boa leitura! 

Como fazer live no YouTube? 

A seguir, você confere, em 7 passos práticos, tudo o que é preciso levar em conta para entender como fazer live no YouTube! 

1. Prepare seu cenário

O primeiro passo para entender como fazer live no YouTube é compreender a importância de um bom cenário para vídeos. 

Mais do que capricho estético, o cenário dos vídeos também é um canal de comunicação. Ali, é possível incluir elementos que ajudem a reforçar o propósito da transmissão e trazer credibilidade aos envolvidos no processo. 

Não à toa, é muito comum vermos profissionais de áreas técnicas gravando vídeos e participações televisivas com livros e publicações acadêmicas de fundo — uma forma de atestar sua credibilidade e firmá-los como especialistas no assunto abordado. 

2. Crie um roteiro para conduzir a apresentação

Nossa segunda dica é um caminho para organizar as ideias e garantir que, ao longo da transmissão, você e seu público consigam se comunicar de forma efetiva.

Para isso, a recomendação é construir um roteiro com pontos-chave para conduzir a transmissão. Diferente de um roteiro de vídeo aula, o script para live no YouTube funciona como uma orientação para os tópicos que não devem ser deixados de lado. Não é preciso decorar o script, tampouco seguí-lo à risca.

Em uma transmissão ao vivo, o improviso e o jogo de cintura fazem muita diferença, pois permitem que o YouTuber se adeque às expectativas do público-alvo.  

3. Faça testes com os equipamentos antes da transmissão

Como fazer live no YouTube sem equipamentos funcionais? Nós adiantamos: não é possível. 🙁

Embora não seja preciso investir em equipamentos profissionais, é importante assegurar que seus itens de gravação estejam funcionais. Por isso, antes de acionar a transmissão, faça testes com: 

Uma ideia interessante é acionar a webcam e testar diferentes enquadramentos e posicionamentos, buscando aquele que melhor contribua com o intuito da transmissão. 

4. Assegure boa conexão com a internet

Saber como fazer live no YouTube sem ter uma boa conexão à internet se torna um pouco mais complicado. Afinal, a conexão é a responsável por garantir que a mensagem transmitida chegue ao público alvo de forma clara, inteligível e sem falhas. 

Portanto, garanta uma boa conexão à internet no momento da transmissão e evite telas brancas e travamentos. Dica de ouro: antes de transmitir ao vivo, teste a velocidade da internet antes da transmissão online aqui

5. Ative seu canal no YouTube

Para fazer uma live no YouTube, é necessário ter um canal ativo. O ideal é que o canal seja criado com antecedência e, se possível, alimentado com conteúdos antes da live. Dessa forma, a página já terá algum engajamento e seguidores ativos, que receberão notificações sobre sua transmissão. 

Atenção! Para fazer live no YouTube a partir do celular, é preciso ter mais de 1.000 inscritos. 

Leia nosso artigo com dicas para ganhar mais inscritos no canal do YouTube! 

6. Configure sua transmissão

É hora de fazer sua live no YouTube! Para te ajudar a configurar a transmissão, preparamos um passo a passo detalhado: 

  1. Acesse o YouTube;
  2. Clique no ícone da câmera e depois, em Transmissão ao vivo;
  3. Configure os dados da sua transmissão. Você deverá preencher o nome da transmissão, defini-la como Pública (para todos), Privada (só quem tem o link pode acessar) ou Particular (fechada apenas para você) e se deseja fazer uma transmissão agendada;
  4. Em “Mais opções”, você define a descrição da transmissão, a categoria em que ela se enquadra (Jogos, Viagens, Cinema, etc.), e a câmera e microfone utilizados;
  5. Em Configurações Avançadas, é possível aplicar restrições aos comentários, idade dos espectadores ou informar que trata-se de uma transmissão paga, realizada em parceria com alguma instituição ou marca. Após a configuração, basta clicar na seta para voltar à tela anterior;
  6. Quer agendar uma transmissão para gerar mais engajamento? Basta clicar na chave ao lado de Programar para mais tarde, e escolher a data e hora para a  live;
  7. Clique em Próxima;
  8. O YouTube fará uma contagem regressiva de 3 segundos para gerar a miniatura da transmissão a partir da sua câmera;
  9. Clique em Compartilhar para copiar o link da transmissão e enviá-lo para seu público-alvo; 
  10. Para iniciar a live, clique em Transmitir ao vivo!

7. Ação!

Agora que você já sabe como fazer live no YouTube, que tal conferir, em vídeo, todas as dicas desse artigo de forma compilada? Acompanhe e teste em seu canal! 

Por que fazer live no YouTube? 

Pode parecer complicado, mas saber como fazer live no YouTube traz diversos impactos positivos para o seu marketing de produto digital (ou serviço, como é o caso dos influencers). 

Listamos algumas das vantagens de apostar nesta ferramenta para se comunicar com seu público: 

  • mais engajamento com o público (ao longo da transmissão, é possível coletar comentários e respondê-los em tempo real);
  • construção de credibilidade para o palestrante ou YouTuber;
  • permite a criação de vídeos mais longos, perfeito para a transmissão de aulas online ao vivo, por exemplo; 
  • possibilita a oferta de um conteúdo dinâmico e diferenciado para o público. 

Agora que você já sabe como fazer live no YouTube, que tal continuar estudando essa plataforma que só cresce em engajamento e usuários? Preparamos uma lista de leituras especialmente para você! 

Como aumentar suas visualizações no YouTube?

O que é Youtube Studio?

Dicas para YouTuber

Fabio Godoy