Você já parou para pensar se curso online é produto ou serviço? Se você respondeu “não”, na certa também se perguntou “mas por que eu preciso saber disso?”, não é mesmo?
Entender qual a categorização de um negócio é essencial sob o ponto de vista fiscal e tributário, já que a emissão de notas fiscais e os tributos para empreendedores que vendem produtos ou serviços são diferentes.
Além disso, compreender a natureza do seu negócio te ajuda a posicioná-lo melhor na estratégia de marketing digital. Afinal, estamos falando de bens com impactos diferentes na vida do consumidor.
Se despertamos a sua curiosidade com esta introdução, continue lendo o artigo! Falaremos com detalhes sobre as duas definições e daremos todas as dicas para que você entenda, afinal, se curso online é produto ou serviço!
Definição de produto
Um produto é classificado como o resultado de um processo de produção. Em geral, está associado a um bem de consumo, um artigo, um objeto ou uma mercadoria.
De uma forma geral, dizemos que, ao adquirir um produto, o consumidor adquire também totais direitos sobre ele.
Para facilitar, aqui vão alguns exemplos de produtos:
Bens duráveis:
- computador;
- geladeira;
- cama;
- casa;
- carro;
- etc.
Bens não duráveis:
- alimentos;
- produtos de beleza;
- bebidas;
Bens semi-duráveis:
- roupas;
- sapatos;
- etc.
Definição de serviço
Já os serviços são compreendidos como atividades que solucionam demandas de maneira intangível, ou seja, não são representados por um elemento palpável. O conceito de serviço está relacionado à ideia de “servir”, ou seja, atender a uma necessidade por meio da execução de uma tarefa.
Alguns exemplos de serviços são:
- cabelereiro;
- manicure;
- maquiagem;
- professor ou tutor EAD.
- arquitetura e planejamento;
- limpeza;
- transporte;
- etc.
Afinal, quais as diferenças entre produto e serviço?
Para entender se curso online é produto ou serviço, é preciso compreender, também, o que diferencia as duas categorias. Neste tópico, você vai entender como produtos e serviços são categorizados e de que forma se apresentam aos consumidores.
1. Tangibilidade
O primeiro aspecto de diferenciação entre um produto e um serviço é a tangibilidade, ou seja, o quão mensurável é aquilo que o cliente adquire.
Produtos são bens mais tangíveis do que serviços, sabe por quê? Porque são palpáveis e contém processos de desenvolvimento mais facilmente compreensíveis.
Pense com a gente: é mais fácil entender o valor agregado a um tênis do que a um corte de cabelo, não é mesmo? Se você parar para pensar, os processos envolvidos no desenvolvimento do produto-tênis estão mais claros do que aqueles que envolvem a preparação e o aperfeiçoamento do profissional responsável pelo corte de cabelo.
2. Durabilidade
A análise da durabilidade também é um método de diferenciação entre produtos e serviços. Vamos a um novo exemplo: se você adquire uma maçã e contrata os serviços de um arquiteto para projetar sua casa, fica fácil enxergar a diferença entre eles sob o aspecto da durabilidade.
Enquanto o produto adquirido (a maçã) tem uma durabilidade curta e facilmente delimitada, o serviço contratado se tornará perene por um longo tempo, na forma do projeto em si ou mesmo da casa construída a partir dele.
E o curso online: é produto ou serviço?
Após a leitura dos dois tópicos anteriores, fica mais fácil entender se curso online é produto ou serviço, não é mesmo?
Então vamos recapitular:
- tangibilidade: quando falamos sobre um curso online, não temos acesso a um elemento físico ou palpável. O conteúdo é consumido de forma digital, pela internet e com a ajuda de uma plataforma e-learning;
- durabilidade: embora, em muitos casos, o curso online, na qualidade de produto digital, tenha uma validade de acesso, podemos dizer que sua durabilidade é inestimável. Afinal, quanto tempo dura o conhecimento absorvido ao longo das aulas?
Por fim, o último aspecto fundamental para compreender se um curso online é produto ou serviço é a categorização fiscal. Quando um produto é vendido pela internet, a Nota Fiscal gerada é uma nota de serviço. E isso vale para cursos online, webinars, congressos, mentorias, etc.
Embora sejam entendidos como “produtos digitais”, todos estes conteúdos são classificados como “serviços” para fins fiscais e tributários.
Interessante, não é?
Dicas para divulgar seu curso online e conquistar mais alunos
Viu só como as classificações levam em consideração vários aspectos? Agora você sabe responder à pergunta “curso online é produto ou serviço?” com argumentos sólidos e confiáveis!
O próximo passo após entender se curso online é produto ou serviço é elaborar uma estratégia de divulgação e captação de alunos EAD. Aqui vão algumas dicas-chave para te ajudar:
- Entenda o benefício que seu produto ou serviço oferece;
- Encontre caminhos para tangibilizar os benefícios para o público;
- Renove o discurso e a estratégia de vendas sempre;
- Ofereça um serviço de qualidade.
E por falar em serviço de qualidade…que tal começar com uma plataforma EAD completa e repleta de recursos para alunos e tutores?
A EAD Plataforma reúne, em sua interface, todas as funcionalidades necessárias para uma gestão educacional fluida e uma experiência de aprendizado única. Prova disso é que ultrapassamos a marca dos 3 milhões de usuários cadastrados e os índices de satisfação com o serviço seguem em alta! Quer experimentar as funcionalidades da EAD Plataforma gratuitamente por 7 dias? Preencha este formulário e ganhe acesso imediato!
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024