como-fazer-design-instrucional

Como fazer design instrucional? 4 etapas essenciais?

Entender como fazer design instrucional é essencial para desenvolver conteúdos EAD de qualidade, compatíveis com o perfil do aluno buscado e com os recursos disponíveis na plataforma de ensino. 

Neste artigo, explicamos a metodologia ADDIE em 4 passos práticos, e mostramos tudo o que é preciso para fazer design instrucional na prática. 

Boa leitura! 

Como fazer design instrucional? Características fundamentais do profissional

Design instrucional é uma metodologia de planejamento e estratégia de aprendizagem a distância. O designer instrucional é o responsável pela instrução dos alunos, ou seja, pelo processo educacional. Este processo inclui o planejamento de atividades, a adequação da linguagem do material didático e a garantia da inclusão social na educação

Pensando nisso, podemos dizer que, para fazer design instrucional, é importante que o profissional reúna algumas características essenciais à função, tais como: 

  • organização (para estruturar processos e cumprir as etapas do trabalho);
  • atenção (para perceber detalhes e identificar pontos de melhoria na elaboração do conteúdo);
  • pensamento sistêmico (para enxergar o conteúdo como uma linha do tempo);
  • habilidades específicas (para construir boas estratégias de ensino de acordo com a temática do curso); 
  • comunicação (para identificar linguagens e canais efetivos de aprendizado). 

Você reúne estas características? Então é hora de passar para o próximo tópico e entender, de forma prática, como fazer design instrucional em 4 passos. 

Etapas do design instrucional

A principal metodologia utilizada no design instrucional é conhecida como ADDIE. Este é o acrônimo de Analisar, Estruturar (em inglês, Design), Desenvolver, Implementar e Avaliar (em inglês, Evaluate). 

Neste artigo, mostramos como cada uma das etapas da metodologia ADDIE é explorada, na prática, pelo profissional de design instrucional. Repare que, em nossa lista, algumas das fases foram consolidadas garantindo, assim, a fluidez do processo. 

1. Análise e Estruturação

As duas primeiras etapas do modelo ADDIE são complementares e, portanto, igualmente indispensáveis para entender como fazer design instrucional

Em primeiro lugar, é essencial que o designer se dedique à análise do contexto. Nesta etapa, ele deve descobrir: 

  • objetivos de aprendizagem;
  • desafios (obtidos a partir do estudo do contexto e do público-alvo);
  • expectativas dos alunos; 
  • problemas de aprendizagem mais comuns. 

A partir desta análise, é possível avançar para a estruturação do curso, segunda etapa do design instrucional. 

No momento de estruturação, o designer instrucional deve lançar mão de recursos criativos, como o brainstorming, para desenhar propostas de modulação para os cursos. Nesta fase, também é importante elencar:

O resultado da fase de planejamento deve ser consolidado em um Plano Instrucional

Este completo documento relata o processo pelo qual passou o designer instrucional para elaborar o modelo de curso, incluindo desafios encontrados e soluções propostas. O documento final deve ser semelhante a este

2. Desenvolvimento

A partir das etapas iniciais de Análise e Estruturação, condensadas no primeiro passo deste artigo, é hora de começar a desenvolver o curso. 

Um bom design instrucional trabalha com duas palavras de ordem: didática e acessibilidade

Os conteúdos apresentados devem ser compreensíveis por diferentes perfis de alunos. Da mesma forma, devem cumprir o papel social da EAD, incluindo públicos com diferentes deficiências, como as visuais ou auditivas. 

3. Implementação 

O resultado da etapa de desenvolvimento deve ser simulado em uma fase “pré-implantação”. Comumente chamada de piloto, esta etapa do design instrucional tem, como objetivo, atestar a efetividade do conteúdo desenvolvido, bem como identificar oportunidades de melhoria antes que o conteúdo seja apresentado ao público final.

O piloto do conteúdo geralmente é submetido a um grupo focal formado por um número restrito de alunos. 

Após testado e validado por este grupo, o modelo pode ser implementado de fato, sendo oferecido, então, a públicos maiores. 

4. Avaliação/Otimização

Mesmo que tenha sido apresentado a um grupo focal, o conteúdo desenvolvido pelo designer instrucional deve ser constantemente avaliado. Esta avaliação pode ser feita com o auxílio de indicadores de treinamento e de pesquisas de feedback. 

A partir dos resultados obtidos, cabe à empresa de cursos online e à equipe de desenvolvimento efetuarem melhorias e construir um material em constante desenvolvimento. 

Design instrucional na prática: como começar a trabalhar na área? 

Agora você já sabe como fazer design instrucional considerando a popular metodologia ADDIE. 

Entretanto, se você está iniciando na profissão agora, é importante compreender as etapas preliminares à metodologia clássica. 

É fundamental, por exemplo, se reunir com a equipe de profissionais do curso (professores EAD e tutores) para desenhar seu plano de ação, incluindo o cronograma de entregas. 

Além disso, todos os envolvidos precisam conhecer o perfil dos alunos EAD buscados, para que, assim, consigam trabalhar de forma complementar em todas as etapas do processo educacional. 

Por fim, recomendamos que, antes mesmo de desenvolver o conteúdo, o designer instrucional se familiarize com a plataforma EAD utilizada. 

Isso porque, a partir deste conhecimento, será mais fácil desenvolver atividades e módulos de aprendizagem compatíveis com os tipos de conteúdos digitais permitidos pelo AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Se a escolha da plataforma EAD for uma demanda em aberto para você, temos uma ótima notícia! Você está muito perto de encontrar a melhor solução para o seu curso online. 

A EAD Plataforma é uma ferramenta completa, pensada cuidadosamente para atender às demandas de tutores EAD e de alunos. Não à toa, superamos a marca de 3 milhões de usuários e mantemos nossos índices de satisfação nas alturas! Conheça a EAD Plataforma de forma gratuita por 7 dias e explore todo o nosso potencial! Preencha este formulário e comece a usar agora mesmo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy