como-ensinar-portugues-estrangeiros

Vá além do “O livro está sobre a mesa”! Como ensinar português para estrangeiros com 6 dicas

Saber como ensinar português para estrangeiros pode ajudar a tornar o processo de naturalização do idioma mais simples e fluido. Isso porque, como sabemos bem, nosso idioma é repleto de particularidades que podem dificultar a aprendizagem. 

Se você dá aula e está em busca de dicas para tornar a aprendizagem de estrangeiros mais efetiva e funcional, este artigo é para você! 

Continue a leitura e descubra 6 dicas sobre como ensinar português para estrangeiros: 

  1. Entenda as necessidades do aluno
  2. Fale em português
  3. Utilize metodologias de ensino diferentes
  4. Teste as aptidões do aluno em situações cotidianas
  5. Mantenha-se à disposição para tirar dúvidas
  6. Respeite o processo educacional do aluno 

Qual o papel do professor de português para estrangeiros? 

Se você chegou a este artigo, provavelmente tem familiaridade com o ensino da língua portuguesa, e, portanto, conhece todas as suas particularidades. Dessa forma, compreende o quão complexo pode ser o aprendizado do idioma por quem não o conhece a fundo. 

Por isso, costumamos dizer que entender como ensinar português para estrangeiros vai além das regras e determinações gramaticais. 

É preciso criar sintonia com o idioma, trazer contexto às variações da fala e, principalmente, ajudar o estrangeiro a assimilar a cultura brasileira por meio do ensino do idioma. 

Quais as habilidades necessárias para o professor de português para estrangeiros? 

Por ser uma tarefa complexa e repleta de pormenores, entender como ensinar português para estrangeiros passa, também, pela compreensão da necessidade de reunir algumas características e habilidades específicas.

A seguir, pontuamos algumas delas. 

1. Domínio pleno da língua portuguesa

A primeira habilidade essencial é o domínio da língua portuguesa. Em geral, é recomendado que professores de português para estrangeiros sejam graduados em Letras ou similares. 

Entretanto, é possível que um profissional de outra área, mas com aptidão em nosso idioma, se especialize no ensino a estrangeiros. Isso é possível com a ajuda de cursos rápidos e manuais focados nesse tipo de transmissão de conhecimento.  

2. Empatia

Um bom professor de português para estrangeiros nunca deve perder de vista o fato de que seu aluno tem bagagens culturais e gramaticais diferentes e que, muito provavelmente, está diante de um grande desafio ao tentar assimilar e absorver um novo idioma. 

Por isso, o profissional deve ser empático e buscar formas de motivar seu aluno, seja com o compartilhamento de experiências ou com a escuta ativa.

3. Didática

Uma boa didática é essencial para entender como ensinar português para estrangeiros. 

Isso porque, em muitos casos, o material didático disponível para o ensino do idioma não se adequa ao nível do aluno. Isso demanda, por parte do professor, o desenvolvimento de novas técnicas de aprendizado e o uso de diferentes tipos de conteúdos, digitais ou convencionais, para estimular a aprendizagem. 

A ideia é utilizar métodos de ensino que estimulem a memória visual, como vídeo aulas, webinars, simulações de situações cotidianas etc. 

4. Paciência 

Por fim, não podemos deixar de pontuar a paciência como um diferencial de tutores especializados em ensinar português a estrangeiros. 

Repetições, dúvidas e erros são extremamente comuns no processo de assimilação de um novo idioma. Portanto, é preciso disposição e bom humor para lidar com cada um dos obstáculos. 

Como ensinar português para estrangeiros? 7 dicas 

A seguir, reunimos 7 dicas sobre como ensinar português para estrangeiros. Nossas dicas se aplicam ao ambiente de sala de aula, mas podem (e devem!) ser transpostos para todos os ambientes frequentados pelo aluno. 

1. Entenda as necessidades do aluno

O primeiro passo para entender como ensinar português para estrangeiros é entender as necessidades do aluno. Isso ajudará a elaborar um programa de ensino coerente com suas expectativas, além de contribuir para o engajamento e a motivação do estudante. 

Portanto, antes de iniciar o cronograma de ensino, certifique-se das expectativas do aluno. O que ele deseja? 

  • Lidar com situações cotidianas?
  • Entender textos e artigos acadêmicos? 
  • Familiarizar-se com o idioma por completo?
  • Resolver burocracias?

A partir daí, será possível criar um plano de aula funcional e adequado ao perfil do aluno

2. Fale em português

Ainda que o idioma nativo do aluno seja utilizado por ele para tirar dúvidas, faça o esforço de se comunicar sempre que possível em português. 

Isso ajuda a tornar o idioma familiar, além de fornecer uma base rica de vocabulário para o estudante. 

Para facilitar a assimilação, fale de forma pausada no início, e vá adicionando gírias e agilidade na medida em que o processo flui. 

3. Utilize metodologias de ensino diferentes

Para amenizar o desafio de aprender um novo idioma, aposte em diferentes metodologias de ensino e ferramentas educacionais. 

Inclua filmes brasileiros no cronograma de aulas, leve o aluno para visitar museus e apresentações teatrais, promova encontros (ainda que virtuais) com diferentes grupos e estimule a troca de ideias sobre os mais variados temas. 

Outra dica é mesclar o ensino convencional com metodologias ativas de aprendizagem, que estimulam a autonomia e a independência do aluno no processo educacional. 

4. Teste as aptidões do aluno em situações cotidianas

Outra forma prática de entender como ensinar português para estrangeiros é testando as aptidões do aluno em situações cotidianas, como uma visita à padaria ou uma consulta ao dentista. 

Se não for possível realizar as atividades de forma presencial, simule situações como esta. Para tornar o processo ainda mais interessante, convide profissionais da área para interagirem com o estudante, apresentando vocábulos e expressões que fazem parte da rotina. 

5. Mantenha-se à disposição para tirar dúvidas

Ainda que você opte por dar aula particular online, é importante manter canais de comunicação abertos com o aluno. 

Isso pode ser feito por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, ou por canais formais, como o e-mail. 

O fundamental é que o aluno sinta confiança na figura do professor ou tutor, e que se sinta à vontade para recorrer a ele no caso de dúvidas e questionamentos em sua rotina. 

6. Respeite o processo educacional do aluno 

Por fim, mas não menos importante, está o respeito ao aluno. Saber que cada pessoa aprende em um ritmo é essencial para entender como ensinar português para estrangeiros. 

Dessa forma, é importante acompanhar e identificar as particularidades do processo de aprendizagem do aluno. A partir daí, ajustar e flexibilizar o cronograma de ensino para que a evolução do conteúdo acompanhe a habilidade de assimilação do estudante.

Viu só como ensinar português para estrangeiros pode ser um processo fluido e efetivo? Se você embarcou recentemente na jornada da educação a distância, separamos alguns conteúdos que podem te ajudar a entender a profissão e transformar a vida de mais e mais alunos! 

O que é professor conteudista?

Como ser um professor EAD? 

Como dar aula em casa?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy