Marketing para instituições de ensino

Marketing para instituições de ensino: captação em 5 passos!

Quer saber como o marketing para instituições de ensino pode ser uma espécie de “pedra filosofal”, com “poderes incríveis” para captar, engajar e fidelizar os alunos de EAD? Nesse post, elencamos 5 passos práticos para posicionar sua marca como uma referência no mercado, divulgando efetivamente a cultura de excelência nas práticas pedagógicas.

Vale lembrar que mesmo antes da crise do coronavírus, o ensino a distância já era uma forte tendência no país. De acordo com a 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, verificamos a alta 16,9% nas matrículas de EAD entre 2017 e 2018, ao passo que o ingresso nos cursos presenciais caiu 2,1%. Em paralelo, quando pensamos no contexto da emergência sanitária, a busca por essa modalidade se intensificou, juntamente com a concorrência institucional.  

É imprescindível despertar a atenção do público de interesse, demonstrando como esse investimento na educação pode expandir os horizontes, nas esferas pessoal e profissional. Logo, as estratégias de marketing para instituições de ensino têm por objetivo a geração de leads qualificados para aproximar e estreitar o relacionamento com os alunos em potencial, sem esquecer daqueles que já fazem parte da base e, ainda, podem recomendar para outras pessoas.

Marketing para instituições de ensino em tempos de crise

A pandemia da covid-19 trouxe à tona novos desafios na implementação do marketing para instituições de ensino, bem como para a continuidade da prestação de serviços como um todo. Para saber mais sobre o impacto da crise no âmbito educacional, confira esse webinar da Editora Moderna, que trata da adaptação ao e-learning em face das medidas de isolamento social, ressaltando o papel fundamental da educação para a sociedade.

E, complementando esse webinar, assista ao vídeo do canal Marketing para Escolas, em que o especialista Leonardo Mendonça aborda algumas técnicas para aplicar no dia a dia, principalmente no tocante à comunicação entre a comunidade escolar. Na ocasião, ele afirma que fidelizar um aluno custa 5 vezes menos do que trazer um novo, portanto, continue lendo esse post para entender como essas iniciativas de captação e fidelização andam lado a lado.

Afinal, como captar alunos com ações de marketing para instituições de ensino?

A pergunta que não quer calar é: quais são as poderosas estratégias de marketing para instituições de ensino, as quais podem ser usadas para alavancar a divulgação (e os resultados), em especial quando falamos dos produtos digitais

Nós, da EAD Plataforma, estamos comprometidos em te ajudar a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, listamos 5 passos práticos para que você possa alçar voos ainda mais altos, em termos de comunicação com os stakeholders.

1. Faça o mapeamento das suas personas

Em outras palavras, você já sabe com quem está se comunicando? Basicamente, as personas são representações semifictícias dos principais perfis de alunos e respectivos familiares. 

Experimente fazer pesquisas com quem já faz parte da comunidade escolar, usando ferramentas como o typeform. Com isso, você pode estruturar seu planejamento estratégico buscando corresponder às expectativas e necessidades dessas pessoas.

2. Considere a jornada do seu futuro aluno

Em linhas gerais, a jornada do consumidor refere-se à trajetória da captação. Para resumir, são 4 etapas básicas, sobre as quais falaremos a seguir, com exemplos adaptados para o contexto educativo:

  • Aprendizado e descoberta: apresentar os benefícios do ensino a distância para dar uma guinada na carreira;
  • Reconhecimento do problema a ser resolvido: estimular a reflexão sobre as possibilidades de crescimento profissional;
  • Consideração da solução: indicar opções de cursos EAD, de acordo com os novos paradigmas do mercado de trabalho;
  • Decisão de compra: conduzir o aluno em potencial para a efetivação da matrícula. 

3. Crie um plano de ação com as respectivas métricas

Antes de mais nada, cabe ressaltar que esse é um processo contínuo, que deve contemplar ações de curto, médio e longo prazo para garantir o crescimento sustentado dos negócios, levando em conta os objetivos e os indicadores de desempenho. Por sinal, já ouviu falar da técnica SMART? Trata-se de uma sigla em inglês que representa as condições ideais para atingir os resultados esperados, plenamente. 

Ou seja, de acordo com esses critérios SMART, ao estabelecer as metas de marketing para instituições de ensino, é importante considerar que elas devem ser: 

  • Específicas (Specific): qual é o percentual pretendido de aumento dos alunos?
  • Mensuráveis (Measurable): qual é o número de matrículas obtidas em comparação com a campanha anterior?
  • Atingíveis (Achievable ou Attainable): a instituição tem condições de corresponder à crescente demanda?
  • Relevantes (Relevant): tais projeções fazem sentido para a realidade institucional?
  • Temporais (Time-bound ou time-limited): isso será mensurado por 6 meses, 1 ano ou outro período?

4. Invista na divulgação da marca para ampliar o alcance e fechar negócios

Tendo como prioridade a geração de conteúdos de qualidade, você pode lançar mão de diversas iniciativas, mesclando as ações online com as offline. 

  • Aposte no marketing de conteúdo, conhecido como inbound marketing, juntamente com técnicas de SEO (otimização das buscas), copýwriting e storytelling para facilitar que as pessoas encontrem sua escola, espontaneamente, ao pesquisar assuntos relacionados na internet;
  • Desenvolva sites e blogs, incluindo landing pages, com ênfase na experiência do usuário. Para tal, esses conteúdos ricos devem ser, ao mesmo tempo, atrativos, informativos e responsivos, o que é vital para a efetiva conversão dos leads em novos alunos;
  • Marque presença nas mídias sociais, interagindo de maneira eficaz, como, por exemplo, nas transmissões ao vivo, por meio dos webinars e das webconferências, com foco em gerar mais engajamento;
  • Se possível, faça parcerias com influenciadores digitais, como os youtubers, para “pegar carona” nos reviews e recomendações que eles fazem em seus próprios perfis, o que é uma prova social da qualidade do serviço;
  • Separe uma verba para os anúncios pagos no Google ou nos outros buscadores, que podem ampliar consideravelmente a repercussão dos posts impulsionados;
  • Aumente seu potencial comercial com a automação de marketing para instituições de ensino, a exemplo da Lahar. A propósito, confira o infográfico a seguir sobre como suas vendas podem decolar usando as ferramentas certas, o que também inclui as soluções da EAD Plataforma na gestão do seu curso online.

5. Prepare um welcome kit para seus novos alunos

Fechou novas matrículas? Que tal propiciar a sensação de pertencimento logo no início, de modo que os recém-chegados se sintam acolhidos e devidamente motivados? Aliás, seu kit pode ser relativamente simples (contendo brindes ou não), pois a mensagem em si é o que importa: dar as boas-vindas e trazer informações gerais sobre a instituição, os horários de aula, como acessar a área restrita do curso etc. 

Enfim, esperamos que as nossas dicas de marketing para instituições de ensino tenham sido úteis. Nossa equipe de consultores está à disposição para dialogar sobre como podemos te ajudar a compartilhar o valioso conhecimento. E, por falar nisso, que tal conferir mais conteúdos em nosso Blog? Veja alguns deles:

E lembre-se: você pode testar as funcionalidades da EAD Plataforma por 7 dias grátis! Não perca essa oportunidade!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy