gamificação na educação

Gamificação na educação: saiba o que é e qual a sua importância para o ensino

Você sabe o que é e a importância da gamificação na educação?

As pessoas que nasceram na geração Z cresceram na presença de celulares, computadores, tablets, etc.  

A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas e, por isso, usar recursos tecnológicos no processo de aprendizagem é uma forma de atrair os alunos e deixar as aulas mais dinâmicas.

Essa técnica é conhecida como gamificação.

Mas, você sabe como usar esses recursos a favor de um ensino mais dinâmico e interativo para os alunos?

Pensando nisso, preparamos esse guia para que você possa entender o que é gamificação na educação e quais os benefícios ela proporciona para o ensino.

Chegou a hora de aprender, vem com a gente!

Afinal, o que é gamificação na educação?

O termo gamificação é derivado do inglês gamification. Ele refere ao uso dos recursos e tecnologias derivados dos jogos virtuais para potencializar a experiência do aprendizado nas salas de aulas.

Em outras palavras, é uma forma dos estudantes assimilarem o conhecimento por meio de atividades mais lúdicas e divertidas.

No cenário escolar, a gamificação proporciona desafios aos alunos e os estimula a solucionar os problemas. Dessa forma, surge a construção do conhecimento.

A gamificação na educação possui o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico, mais fácil e mais interessante para o aluno. 

Isso porque, sabemos bem, apenas conteúdos teóricos podem não captar a atenção dos estudantes.

Esse método é aplicado utilizando recursos como tablets, smartphones e computadores, deixando as atividades mais interativas. 

Ao utilizar os recursos da gamificação, é possível aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a qualidade do ensino.

No vídeo abaixo, do canal Ensine Fora da Caixa, você pode entender um pouco mais sobre a gamificação na educação e suas vantagens:

Quais os elementos da gamificação?

Para deixar o aprendizado mais dinâmico, a gamificação na educação utiliza alguns elementos. Veja quais são, a seguir:

Curiosidade

A curiosidade faz com que os alunos queiram saber mais sobre o tema que está sendo abordado e busque as respostas para a solução dos problemas.

Assim, aumenta o nível de engajamento e interesse pelo o que está sendo discutido em sala de aula e a participação dos alunos.

No final, ele adquire os conhecimentos sobre o assunto em questão.

Progresso

O progresso é uma forma do aluno acompanhar a sua evolução desde o início do seu aprendizado. Assim, eles sentem orgulho pelo caminho que foi percorrido.

E se sentem mais motivados a continuar adquirindo novos conhecimentos.

Prazo de entrega

Ter um prazo determinado para a entrega das atividades, pode tornar o processo mais divertido e disciplinado. Através disso, o aluno tem mais foco para finalizar a atividade no prazo. 

Caso contrário, ele pode não concluir as tarefas.

Competição

A competição é uma forma de motivar os estudantes a completar as atividades antes de seus colegas e em menor tempo. 

Porém, deve ser usada com cautela para que a competição não se torne algo negativo.

Formação de equipe

A formação de equipes auxilia no trabalho em grupo e cooperativo. Também é uma forma de alinhar as habilidades que cada integrante da equipe possui.

Desafios

Através dos desafios criados pelos professores, os alunos se sentem mais encorajados e motivados para cumprir determinadas tarefas.

Entretanto, os desafios não devem ser nem muito fáceis e nem muito difíceis, para que todos consigam concluir.

Quais as vantagens da gamificação na educação?

Depois de entender sobre a gamificação na escola é hora de conhecer quais as vantagens ela proporciona no processo de aprendizagem dos alunos. Veja a seguir:

Aumenta o nível de interesse

Um dos primeiros benefícios que se pode ter por meio da aplicação da gamificação é os alunos saírem da sua zona de conforto. 

Pois, a cada desafio concluído, ele receberá uma recompensa.

Dessa forma, os alunos ficam cada vez mais interessados em participar das atividades e pela matéria, facilitando assim o processo de aprendizagem e a memorização do conteúdo.

Aumenta o engajamento

Como vimos, o engajamento é um dos benefícios da gamificação na educação. Pois, através dos recursos utilizados em sala de aula, os alunos participam das atividades propostas.

Como consequência, a escola atrai mais alunos interessados no método utilizado, aumentando o engajamento.

Uma vez que as aulas não são realizadas no modelo padrão e se tornam mais dinâmicas e divertidas.

Aprendizado mais rápido

No processo de gamificação na educação, os alunos recebem feedbacks instantâneos sobre a sua performance na execução das atividades.

Assim, ele sabe o que está errando e o que precisa fazer para evitá-los. 

O aluno também consegue perceber quais são seus pontos fortes e trabalhar para desenvolvê-los cada vez mais. Dessa forma, ele consegue concluir as atividades e os desafios.

Participação de todos

O processo educacional utilizando os recursos da gamificação, permite que o conhecimento seja assimilado de forma coletiva.

Isto é, os jogos proporcionam os alunos participarem das atividades contribuindo com ideias e conhecimentos que já possuem. 

As técnicas para concluir a atividade serão aperfeiçoadas com a ajuda de todos e assim todos os alunos ajudam a concluir as tarefas.

O aluno possui melhores resultados

A aplicação da gamificação na educação auxilia o processo de aprendizagem do aluno e ele consegue reter o conhecimento com mais facilidade.

Portanto, ele consegue aproveitar melhor os assuntos que estão sendo abordados pelo professor

Ao buscar mais conhecimento, o aluno sabe que terá mais recompensas, portanto ele se sente mais motivado.

E as desvantagens, quais são?

Como tudo possui dois lados, vamos falar quais as desvantagens da gamificação na educação, os riscos que pode-se correr ao aplicar a estratégia. 

Esquecer os objetivos

A aplicação da gamificação deve ser sempre baseada em um objetivo concreto. Ela não é usada apenas para proporcionar diversão.

Durante a aplicação, os professores podem esquecer do principal objetivo do método, deixando o aprendizado de lado.

Alto custo

Para introduzir alguns métodos de gamificação na educação pode ser necessário realizar altos investimentos financeiros.

Por isso, é fundamental fazer um planejamento e saber se a instituição possui a verba necessária para implementar esses métodos no ensino.

Impacto na aprendizagem

Um dos impactos negativos é que os alunos podem se distrair com os jogos e não absorver os conhecimentos propostos pelas atividades.

Como consequência ele perde tempo e não consegue avançar no processo de aprendizagem

Qualidade

As plataformas utilizadas para aplicar os jogos, podem não ser de boa qualidade. E isso afeta o processo de aprendizagem.

Já que dessa forma, os alunos levarão mais tempo para concluir as atividades e os desafios.

Acesso à internet

Esse é um problema que afeta milhões de brasileiros que não possuem acesso adequado à internet. 

Portanto, as atividades on-line podem ser afetadas e até prejudicar o aluno para adquirir novos conhecimentos e acompanhar o que está sendo aplicado na sala de aula.

Importância da gamificação na educação

Foi possível perceber que a gamificação na educação proporciona vários benefícios no processo de aprendizagem.

Nesse método, o aluno deixa de ser apenas um agente passivo no modelo de ensino e se torna responsável pelo seu próprio conhecimento.

Portanto, a gamificação se torna importante pois ela é responsável por potencializar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Ao utilizar esses métodos, os alunos deixam de ver a escola apenas como uma obrigação a ser cumprida. Pois, o ambiente se torna mais atraente e desafiador, motivando-os a buscar novos conhecimentos.

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais integradas com a tecnologia. Portanto, utilizar esses recursos em sala de aula, é uma forma de conquistar o aluno e promover uma imersão nos conteúdos.

Como aplicar a gamificação na educação?

A estratégia da gamificação pode ser aplicada em vários momentos no plano de ensino

Isso varia de acordo com os objetivos que desejam ser alcançados e com o conteúdo que está sendo abordado.

Ele pode ser aplicado em aulas que possuem conteúdos mais densos como matemática, física, química, entre outros. Pois, através da prática dos jogos, os alunos conseguem assimilar conteúdo da melhor forma.

Para aplicar a gamificação na educação é necessário realizar um planejamento e um plano de ação. 

Veja quais medidas devem ser seguidas:

Defina os objetivo

Nessa etapa, os educadores devem definir quais são os objetivos com a implementação da gamificação. 

Ou seja, o que é esperado que o aluno aprenda e quais resultados devem ser atingidos.

Após a definição desse objetivo, as outras etapas poderão ser executadas seguindo o mesmo propósito.

Defina as premiações

As avaliações são parte fundamental do aprendizado e, no modelo de gamificação, a cada etapa concluída o aluno deve receber alguma recompensa.

Por isso, no planejamento é necessário definir qual será o tipo de recompensa. Ela pode ser:

  • medalhas;
  • pontos;
  • troféus.

Entenda a motivação dos jogadores (alunos)

Nessa etapa é necessário analisar o perfil de cada aluno para saber como eles são, o que os motivam e desmotivam.

Por meio desses dados é possível criar um “jogo” que esteja relacionado com os interesses dos alunos.

Defina e explique as regras do jogo

Aqui, você deve explicar aos alunos quais as regras do jogo e o que se espera de cada um. Também é necessário informar quais são as penalidades.

As regras são essenciais para que os estudantes consigam avançar em cada etapa dos desafios.

Defina as missões

As missões a serem definidas devem ser divertidas para aumentar o engajamento dos estudantes. 

Elas devem despertar o interesse dos jogadores para que se sintam mais motivados a concluir todas as etapas.

Ao ser concluída, as atividades devem possuir feedbacks rápidos, ou seja, recompensas. Que podem ser moedas, medalhas ou outros.

Utilize plataformas de ensino

As plataformas de ensino são uma boa aliada no processo de gamificação. Isso porque, eles já são ferramentas utilizadas pelos professores para criar atividades mais interativas para os alunos.

A EAD plataforma é uma boa opção para desenvolver cursos on-line. 

Através dela você possui vários benefícios, como:

  • emissão de certificados para os alunos;
  • fazer aulas ao vivo com chat aberto;
  • acesso imediato ao conteúdo após a confirmação do pagamento e muitos mais!

Exemplos de gamificação na educação

Você deve estar se perguntando como a gamificação funciona na prática. Vamos te explicar.

Para colocar a gamificação em prática, os profissionais da educação podem utilizar alguns recursos como:

Plataformas

Utilizar plataformas de perguntas e respostas, em que seja possível ter um sistema de pontuação.

Na plataforma, o professor pode colocar perguntas específicas para testar o conhecimento dos alunos.

Desenvolvimento de jogos

Propor que a sala se divida em grupos e cada um desenvolva um jogo baseado no tema proposto.

É importante criar um cronograma para o desenvolvimento do jogo e, ao final, do período letivo será definido qual grupo teve o melhor desempenho na execução do projeto.

Ranking

Na estratégia do ranking, os educadores cronometram o tempo de execução das atividades executadas pelos alunos e ganham os que concluíram no menor tempo.

Esse método pode ser utilizado diariamente, incentivando que os alunos estejam sempre presentes na aula.

Pois, sabem que se faltar, não vão conseguir a pontuação necessária para ganhar o desafio.

A gamificação no EAD

O EAD ainda é visto como um modelo de ensino muito “parado” e “engessado”, mas isso tem mudado ao longo dos tempos.

Por isso, no EAD a gamificação é uma estratégia utilizada para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.

Através de práticas simples é possível que os alunos acompanhem a sua evolução durante o curso e finalizem as atividades nos prazos.

Hoje em dia, as instituições estão buscando recursos para deixar as aulas on-line mais interativas.

Para isso, é importante utilizar os seguintes recursos:

  • pontuações ao final da conclusão de cada tarefa;
  • quizz;
  • testes;
  • simulações de situações hipotéticas.

Essas técnicas aumentam o engajamento dos alunos e os motivam a concluir os módulos do curso.

Agora você já sabe o que é gamificação e como aplicá-la nas atividades em sala de aula. 

A gamificação é um recurso que ajuda tanto os professores quanto os alunos. Pois, as instituições se beneficiam por estar promovendo um diferencial no mercado.

Já os alunos conseguem ter os recursos da gamificação disponíveis para melhorar o processo de aprendizado.

Interessante, não é mesmo? Se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para conhecer a EAD Plataforma, um local onde você pode criar e hospedar suas aulas on-line!

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Fabio Godoy