como-dar-aula-espanhol-online

Como dar aula de espanhol online? Dicas para ensinar crianças e adultos pela internet

Tem habilidades com o idioma espanhol? Já pensou em como dar aula de espanhol online e multiplicar seu conhecimento na rede? 

Se sua resposta foi sim, você está no lugar certo, pois este é o tema do nosso artigo de hoje. 

O idioma espanhol vem ganhando espaço entre as preferências do brasileiro. A estimativa apontada nesta matéria é de que, até o ano de 2025, cerca de 30 milhões de brasileiros terão aprendido o idioma. 

Quer ser um agente multiplicador desse conhecimento? Então continue a leitura e descubra como dar aula de espanhol online em 6 passos: 

  1. Determine seu público-alvo
  2. Segmente o conteúdo ensinado
  3. Crie um plano de aula EAD
  4. Desenvolva o conteúdo de forma dinâmica
  5. Escolha uma boa plataforma EAD para hospedar o curso
  6. Prepare sua estratégia de marketing para captar alunos

Boa leitura! 

Como dar aula de espanhol online? 6 passos fundamentais 

Para te ajudar a entender como dar aula de espanhol online como professor particular ou como parte de uma empresa de cursos online, fizemos a lista abaixo. 

Nela, você confere os 6 passos essenciais para iniciar suas aulas e fortalecer o papel social da EAD como ferramenta de acesso à informação e de valorização da diversidade. 

1. Determine seu público-alvo

O ensino de idiomas é bastante democrático. Pode ser voltado para o público adulto, infantil ou adolescente, com pouco conhecimento sobre o idioma ou alto nível de domínio. 

Por estar espalhado de tantas formas e entre tantos públicos, a definição do perfil ideal de consumidor para as suas aulas é de suma importância. 

Utilize sua experiência prévia para definir quem será o público-alvo de seu curso. Faça pesquisas de mercado e busque encontrar oportunidades de investimento. 

Lembre-se de que cursos online não têm limitações geográficas, portanto, este não será um impeditivo para que você alcance seu público mesmo que ele esteja distante de você.

Veja abaixo um vídeo com algumas dicas para determinar o público-alvo do seu curso online de espanhol: 

2. Segmente o conteúdo ensinado

Após a definição do público, a segmentação do conteúdo será uma consequência. Inclusive, é possível que sua pesquisa inicial já tenha fornecido informações valiosas para esta etapa, como:

  • qual o grau de domínio do idioma pelo público-alvo?
  • o que este público busca?
  • em que situações o espanhol será aplicado? 

Com as respostas a estas perguntas, você será capaz de definir o recorte do idioma a abordar. Será o espanhol básico para profissionais? Ou expressões e frases para viajar? Ou ainda: seu público quer se tornar perito no assunto? 

3. Crie um plano de aula EAD

Pronto! Agora você está mais perto de entender como dar aula de espanhol online. Afinal, esta é a hora de começar a colocar a mão na massa e tornar as aulas “reais”…ao menos no planejamento! 

O plano de aula EAD funciona como uma espécie de guia para as aulas online. Nele, o professor ou tutor EAD deve incluir suas expectativas e os caminhos trilhados para que aquela expectativa seja cumprida. 

Ele também deve usar o documento para detalhar os módulos de ensino e o que será abordado em cada um deles. 

4. Desenvolva o conteúdo de forma dinâmica

Chegou a hora de investir na produção de conteúdo EAD! Para garantir que o material didático cumpra sua função educacional e que, além disso, seja capaz de motivar a turma, é importante levar alguns detalhes em conta: 

Veja abaixo como o canal do YouTube Tio Spanish criou uma forma divertida e leve de ensinar espanhol utilizando conteúdo em vídeo: 

5. Escolha uma boa plataforma EAD para hospedar o curso

Embora o canal do YouTube seja uma boa plataforma para divulgar conteúdos, como no exemplo acima, professores que gerem um percurso educacional precisam de plataformas mais robustas para conduzir seu ensino. 

Nossa indicação é buscar uma plataforma EAD que ofereça um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – para os alunos e um bom LMS, ou Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem para os tutores). 

Veja no vídeo abaixo como a EAD Plataforma — nossa solução para hospedar cursos online — funciona para configurar cursos online completos de forma simples e efetiva: 

6. Prepare sua estratégia de marketing para captar alunos

Como dar aula de espanhol online sem divulgar seu curso? Em um mundo repleto de empreendedores digitais do segmento educacional, fica difícil! 

Por isso, não poderíamos deixar de incluir, neste guia, um tópico voltado à importância da estratégia de marketing digital para captar alunos EAD

É preciso garantir que você, como professor autônomo ou parte de uma instituição de ensino a distância, esteja no mesmo lugar que seus alunos. Para isso, é necessário fortalecer sua imagem nas redes sociais e construir uma reputação com um bom copywriting aliado a uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Além disso, não se esqueça de aproximar seu público-alvo da plataforma EAD utilizada. Insira links em postagens e direcione o fluxo de acessos para a página de matrícula do curso. 

Profissionalize suas aulas de espanhol com a melhor plataforma EAD 

Mencionada em alguns momentos ao longo deste artigo, a plataforma EAD é uma peça-chave para professores que buscam um caminho efetivo para dar aula de espanhol online. Afinal, as plataformas oferecem uma trilha de gestão integrada, além de um ambiente de aprendizagem dinâmico e autônomo para os alunos. 

Quer conhecer um pouco melhor a EAD Plataforma? Preencha este formulário e acesse gratuitamente todas as funcionalidades disponíveis por 7 dias! Se preferir, agende uma demonstração personalizada da plataforma.

Fabio Godoy