Está interessado em saber tudo sobre EAD? Então, este artigo é para você! Preparamos um post para falar o que é o ensino a distância, como funciona, vantagens, ferramentas e mais.
Por sinal, na pandemia do coronavírus, observamos o crescimento de 300% na procura pela EAD Plataforma. Logo, essa é uma tendência que veio pra ficar. Isso porque flexibilidade, custo-benefício, inclusão social e acessibilidade atraem muitos públicos. Instituições de ensino, empreendedores digitais, universidades corporativas, franquias etc.
Pensando nisso, preparamos um post para abordar tudo sobre EAD. Com isso, buscamos inspirar quem se interessa por cursos online. E, também, queremos aprimorar os produtos digitais!
Na teoria: tudo sobre EAD
Para abordar tudo sobre EAD, vamos começar pelos referenciais teóricos. Ou seja, a base que serve para sustentar e viabilizar a qualidade do e-learning.
O que significa EAD?
EAD é uma sigla para educação a distância ou mesmo ensino a distância. Trata-se de uma modalidade educativa em que não é necessário ter a presença física de alunos e professores. Com as tecnologias, hoje temos plataformas de e-learning que enriquecem a aprendizagem.
A origem da educação a distância
O Professor Cortella defende que o livro é a primeira “plataforma” de ensino a distância. Por outro lado, o EAD é um conceito que se ampliou com o passar do tempo.
Em 1728, o precursor do EAD acontecia por “cartas”. Na época, o Professor Caleb Philipps fazia tutoria por correspondência, em Boston. Já em 1904, os datilógrafos brasileiros eram profissionalizados por correio.
Outra modalidade interessante foi o Telecurso 2000. Com o alcance da televisão e do rádio, os conteúdos repercutiam em larga escala. Em seguida, a popularização da internet abriu espaço para modernizar o ensino remoto.
Regulamentação do EAD
De fato, o segmento de EAD no Brasil continua crescendo. E, muito antes dos impactos da covid-19, essa já era uma tendência para milhares de brasileiros. Isso vai desde os que querem compartilhar conhecimento até os que buscam aprender com autonomia.
Mas isso tudo só foi possível com a publicação do Decreto nº 5.622 de 2005. Posteriormente, ele foi atualizado para o Decreto nº 9.057 de 2017. Desse último, destacamos o trecho a seguir:
“Considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos”.
Vale lembrar que a regulamentação está alinhada com a Lei nº 9.394 de 1996. Entretanto, tais princípios também podem ser aplicados no contexto organizacional. Isto é, nas ações de educação corporativa, no treinamento dos franqueados e afins.
Metodologias ativas de aprendizagem
As metodologias ativas estão revolucionando o mundo educativo. Elas trazem à tona novas formas de ensinar e aprender. Algumas delas são:
- Ensino híbrido: disponibilidade de aulas no formato semipresencial;
- Sala de aula invertida: mais dinamismo nas ações formativas;
- Aprendizagem baseada em problemas (ABP): equilíbrio entre conhecimento e aplicação;
- Instrução por pares: estímulo aos debates em prol das construções colaborativas;
- Gamificação: uso de jogos como ferramentas de imersão e promoção do engajamento.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
São inúmeras funcionalidades no AVA, incluindo:
- Centralização dos conteúdos e atividades dos cursos;
- Canal de comunicação entre professores, tutores e alunos;
- Fácil acesso à bibliografia e aos materiais de apoio.
Na prática: tudo sobre EAD
Depois da teoria, é chegada a hora de colocar a mão na massa. Dessa forma, entender tudo sobre EAD envolve a aplicação no dia a dia. Por exemplo: educação e superior, preparatórios para concursos, treinamentos etc.
Mas como funciona o ensino remoto?
Os cursos online acontecem por intermédio de plataformas digitais. Assim, os alunos têm a possibilidade de acessar os conteúdos nos horários, locais e dispositivos que sejam mais convenientes.
Como exemplo, uma empresa pode oferecer formações via mobile learning. Com isso, os colaboradores podem usar seus celulares para conhecer um produto prestes a ser lançado. Ou ainda receber informações sobre as mudanças no Código de Ética.
Inovações tecnológicas no contexto educativo
Por fim, não poderíamos falar tudo sobre EAD sem citar a relevância das tecnologias. Isso porque as mídias e ferramentas são essenciais para o sucesso dos cursos online, tais como:
- Videoaulas (inclusive ao vivo);
- Fóruns de discussão;
- Chat online;
- Webinars;
- Webconferências;
- Jogos interativos;
- Inteligência artificial;
- Realidade virtual;
- E-books;
- Infográficos;
- Podcasts;
- Apps para edição audiovisual;
- TV corporativa;
- Plataforma de ensino LMS;
- Entre outras!
As principais vantagens da educação a distância
- Democratizar o acesso à educação de qualidade;
- Flexibilidade nos horários e nos locais de estudo, com conteúdos disponíveis 24 horas;
- Excelente custo-benefício em relação aos cursos presenciais;
- Diversificação dos conteúdos digitais para atender diferentes perfis;
- Papel social do EAD: fomento à inclusão, equidade e diversidade;
- Recursos tecnológicos para transmitir o conhecimento e avaliar o aprendizado;
- Ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas;
- Mais engajamento entre as turmas, com interatividade e criatividade;
- Melhoria dos resultados para empresas que investem na capacitação contínua;
- E mais!
Então, agora que você já sabe tudo sobre EAD, que tal conversar com os nossos consultores? Já pensou em criar seu próprio curso online? Aliás, você ainda pode conferir os recursos e testar por 7 dias grátis!
Além disso, recomendamos outros conteúdos do Blog. Eles podem dar um upgrade na produção de conteúdo EAD! 😉
- B-learning: saiba como mesclar as aulas presenciais e online;
- Entenda qual é a importância da interatividade no ensino remoto;
- Feedback EAD: como alinhar as expectativas entre tutores e alunos.
- Guia prático de rebranding: por que fazer e quando é necessário? - 16 de setembro de 2024
- Gestão do capital humano: o que é, como fazer + vantagens - 13 de setembro de 2024
- Diferença entre mentoria e consultoria: como escolher a melhor? - 12 de setembro de 2024